Confiança da construção sobe em Junho e recupera parte das perdas

Confiança da construção sobe em Junho e recupera parte das perdas

O Índice de Confiança da Construção (ICST) divulgou na semana passada (25), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), que o indicador de maio e junho conseguiu recuperar 43% das perdas ocorridas em março e abril.

A sondagem de junho mostrou um cenário menos desolador para a construção. “A segunda alta consecutiva do indicador de expectativas confirma uma percepção mais favorável em relação aos próximos meses. Outro destaque positivo foi a inflexão do Indicador de Situação Atual,” comentou em nota Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV.

O Índice de Situação Atual (ISA-CST) aumentou 4,7 pontos, para 71,5 pontos, após registrar quedas por três meses seguidos. Neste mês, a alta de 6,2 pontos do indicador de situação atual dos negócios, para 71,0 pontos, foi o que mais contribuiu para esse resultado, O indicador de carteira de contratos apresentou recuperação de 2,9 pontos, para 72,1 pontos.

Ainda segundo a FGV, o avanço do índice no mês ocorreu por causa da melhora da percepção dos empresários em relação à situação atual, apesar do pessimismo em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 13,5 pontos e chegou em 83,2 pontos, mas ainda está 21,0 pontos abaixo do valor de janeiro, quando o indicador atingiu 104,2 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor está em 68,0%, após subir 6,3 pontos percentuais no mês. O NUCI de Mão de Obra aumentou 6,6 pontos percentuais e está em 69,4%. Já o NUCI de Máquinas e Equipamentos variou 4,6 pontos percentuais e atingiu 61,4%.

O Índice de Nível de Atividades da construção reflete o impacto da pandemia, mesmo o setor tendo entrado na categoria de atividades essenciais. Em abril e maio, a queda somou 28,1 pontos e a recuperação de junho foi de apenas 3,4 pontos.

Gostou do artigo? Então leia Aprenda a ficar a frente dos seus Concorrentes.

A INTEC Brasil realiza não somente prospecção inteligente de obras e construtoras, mas também proporciona um aumento visível de vendas e diminuição de custos com recursos de prospecção. Para saber mais o serviço solicite uma demo sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *