Conheça a tecnologia que revolucionou a construção civil

Conheça a tecnologia que revolucionou a construção civil

Dentre as novas tecnologias que estão surgindo, a representação digital tem se tornado uma das mais importantes e essenciais para a realização de projetos da Construção Civil. Isso acontece porque ela proporciona vantagens que influenciam positivamente nas demais etapas das obras.

A Construção Civil é tida como uma das indústrias com menor maturidade digital. Entretanto, a confiança e o uso de inovações que permitem mais agilidade, performance e resultado, sobretudo na concepção e na execução de projetos, como no caso da representação digital, tem quebrado paradigmas dentro do próprio setor.

Representação digital: O que é?

Quando falamos de representação digital, estamos nos referindo especificamente aos softwares que trabalham com a metodologia BIM (Building Information Modeling, que significa Modelagem de Informações da Construção). Como nome já sugere, ele permite que seja feita uma modelagem de características físicas e funcionais, ou seja, é possível ter uma visão geral de todos os elementos da construção.

Dessa forma, engenheiros, arquitetos e os próprios construtoras poderão ver e entender como a construção de cada espaço será feita, permitindo que quaisquer deficiências sejam notadas antes da execução da obra e que as mudanças sejam feitas da melhor maneira, sem interferir em outras tarefas ou partes da obra.

Importância da representação digital nas obras

A Construção Civil sempre pede por mais inovações e transformações tecnológicas, e a tecnologia BIM chegou ao mercado para trazer essa revolução e agregar valor na execução de cada tarefa dentro de uma obra. Isso porque os softwares com essa metodologia permitem que a execução da obra seja previamente feita, mostrando a todos os profissionais o resultado final e fazendo com que fique mais claro o melhor caminho para chegar a ele.

Com a representação digital do empreendimento, é possível garantir um planejamento mais abrangente, permitindo que a qualidade seja pensada minuciosamente, em cada detalhe disposto naquele projeto. Assim, os riscos se tornam menores ao longo da execução e o cumprimento do cronograma acordado entre as partes se torna ainda melhor.

Além disso, o BIM possibilita o acompanhamento das atividades realizadas nas obras e permite um controle de custos muito melhor. Consequentemente, uma projeção de investimento muito mais aproximada da realidade, já que com esse tipo de visualização da obra, a análise de custos se torna ainda mais precisa.

Mais do que o dinheiro em si, o uso desta tecnologia também pode ser determinante para a economia de tempo, já que os erros, refrações e possíveis problemas são mitigados por meio da representação digital do projeto como um todo. Diretamente ligado a isso, está o fato de que ela reduz (ou elimina) as chances de erro humano em qualquer etapa do projeto.

Para mais conteúdos sobre inovações para a Construção Civil, continue acompanhando o nosso blog.

Caso você tenha interesse em oferecer soluções para empresas do setor, conheça a plataforma da INTEC Brasil, que permite o monitoramento das obras em andamento em todo o Brasil e a prospecção inteligente de possíveis clientes.

Para saber mais o serviço solicite uma demo sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *