LGPD na Construção Civil: como funciona?

LGPD na Construção Civil: como funciona?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) visa proteger todas as informações que permitem identificar uma pessoa. E-mails, fichas cadastrais com dados de documentos pessoais, contratos, assinaturas digitais, senhas, valores, dados bancários, dentre outras trocas de dados fazem parte da rotina das empresas.

Com a digitalização de praticamente todos os processos da Construção Civil, o fluxo de informações tornou- se cada vez mais comum. Por isso, é tão importante que o setor se adapte a essa nova realidade, que entrará em vigor a partir de 1º de agosto de 2021, segundo a Lei 14.010/20.

Afinal, o que é LGPD?

Em 2018, a União Europeia transformou a General Data Protection Regulation (GDPR) em uma lei cujo objetivo é garantir que os cidadãos estejam protegidos contra qualquer tipo de vazamento de dados ou da utilização indevida de seus dados.

Três meses depois, o Brasil sancionou sua versão desta lei com o mesmo propósito. A partir de então, qualquer empresa, nacional ou não, que possua informações pessoais de brasileiros precisa se adaptar.

Na pior das hipóteses, a violação das diretrizes da LGPD pode resultar em multa equivalente a 2% do faturamento anual mais recente da empresa ou, no máximo, R$ milhões.

Como se adaptar às novas exigências

As empresas de Construção Civil precisam ficar atentas com as informações não apenas de clientes, mas também de fornecedores e colaboradores. Por isso, separamos quatro passos para seguir:

  1. Faça o roteiro dos dados, ou seja, saiba de onde e para onde eles vão, local do armazenamento, quem tem acesso e/ou com quem é compartilhado
  2. Analise internamente o processo de recebimento de dados, a fim de entender se há uma brecha, um risco de vazamento ou invasão de algum hacker
  3. Comunique e realize treinamentos com os funcionários sobre as melhores práticas e mudanças que vão acontecer
  4. Invista em Segurança de Dados, para que nenhuma informação confidencial seja exposta em ambientes ou programas não confiáveis, ou não-autorizados.

A INTEC Brasil iniciou o processo de certificação para que 100% da equipe e da empresa esteja enquadrada dentro dos requisitos da LGPD. Por isso, nossa plataforma é uma das mais seguras e atualizadas do país, permitindo que você encontre novas oportunidades e aumente suas vendas. Para saber mais, solicite uma demo sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *