NR da Construção Civil: conheça as principais normas do setor

NR da Construção Civil: conheça as principais normas do setor

As Normas Regulamentadoras (NR) da Construção Civil são essenciais para a realização de qualquer trabalho dentro do setor. Isso porque trata-se de um conjunto de deveres, relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho, que devem ser cumpridos pelo empregado e pelo empregador.

Além de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, as NR da Construção Civil também têm o objetivo de: desenhar processos e estratégias que previnem acidentes de trabalho; impedir que os trabalhadores sejam expostos a riscos e condições precárias; e promover a política de segurança e saúde dentro das organizações.

Principais normas da Construção Civil

Falando especificamente de canteiro de obras, existem algumas NRs que se destacam. Confira algumas delas!

NR 6

As empresas são obrigadas a fornecerem Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que estejam de acordo com os riscos da rotina de trabalho.

NR 8

Nas edificações, o empregador deve cumprir os requisitos técnicos mínimos a fim de garantir segurança e conforto aos trabalhadores.

NR 10

É dever da organização garantir a segurança do trabalhador em qualquer serviço que envolva instalações elétricas e eletricidade.

NR 12

Os trabalhadores devem ter disponíveis equipamentos e maquinários que respeitem as regras de segurança e sejam certificados pelo INMETRO.

NR 15

As organizações não podem submeter os trabalhadores a atividades e/ou a condições insalubres de trabalho. Caso ocorra, é passível de processo.

NR 16

É necessário traçar normas e estratégias para regulamentar e garantir a segurança dos trabalhadores em atividades e operações perigosas, prevenindo acidentes.

NR 26

As organizações devem identificar todas as zonas de perigo e definir as cores que serão utilizadas no ambiente laboral. Ou seja, determinar a sinalização de segurança para evitar acidentes.

NR 35

Esta norma reúne orientações e requisitos durante o trabalho em altura, para que os trabalhadores, diretos ou indiretos, tenham segurança.

A INTEC Brasil, plataforma que conecta empresas a obras de todo o país, incentiva as empresas a seguirem as Normas Regulamentadoras (NR) da Construção Civil em prol da segurança dos trabalhadores do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *