5 cuidados que você deve ter ao prospectar em uma obra ou construtora

5 cuidados que você deve ter ao prospectar em uma obra ou construtora

O mercado da construção civil é competitivo e não faltam opções para fechar negócios com quem fornece serviço e insumos para o setor. Dessa forma, é importante estar atento e ser preciso na hora de prospectar.

Prender a atenção e despertar o interesse do seu cliente alvo pode ser uma tarefa fácil se você identificar os erros e corrigi-los antes que isso prejudique a venda.

Neste post, você vai descobrir os 5 erros mais comuns ao fazer prospecção em obras e construtoras e como encontrar melhores oportunidades. Confira!

1. Não buscar informações sobre o seu cliente

Quando você tem o nome da construtora ou o tomador de decisão, o que você faz? A maioria dos vendedores comete o erro básico de sair ligando sem ao menos saber informações básicas como nome, cargo.

Uma forma de saber mais sobre seu possível cliente e do tomador de decisão é fazendo uma breve pesquisa. Um dos recursos a ser utilizado pode ser o LinkedIn, a rede é focada em gerar conexões e relacionamentos. Lá você encontra boa parte das informações que precisa.

2. Falar excessivamente sobre sua empresa

Não é uma boa prática falar excessivamente sobre sua empresa, quando ela vende ou quantos clientes ela possui. Claro que, ter case de sucesso te dá mais credibilidade, mas nesse caso, você precisa focar na comunicação assertiva.

O comprador sabe o que ele quer, por isso, é importante utilizar o tempo a seu favor. Lembre-se que ele recebe muitas outras chamadas telefônicas e você precisa mostrar-se pró-ativo, bom ouvinte e pronto para atendê-lo da melhor forma possível. 

3. Não ter um roteiro/script

Em qualquer empresa é fundamental ter uma comunicação assertiva e uma estratégia chamativa.

É muito comum, de qualquer ser humano, dar aquele famoso “branco”. Você esquece o que tinha que perguntar o que ia falar. Por isso, ter um roteiro para ir traçando um caminho até chegar à venda final, de fato, é extremamente importante.

4. Não ouvir o cliente

Em muitos casos, os vendedores estão tão cedentos para realizar aquela venda que se esquecem do mais importante: ouvir o que o cliente tem a dizer.

Ouça com atenção suas necessidades e até suas queixas. Dessa forma, você saberá fazer as perguntas certas e chegará onde deseja naquela venda.

5. Desprezar a tecnologia

A construção civil como sabemos é um mercado vasto e cheio de possibilidades. Desprezar a tecnologia em um mundo conectado em todos os lugares, não seria nada sábio.

Utilize ferramentas que possam ajudar nesse processo de prospecção. E-mail, WhatsApp, Instagram, Facebook, esteja onde seu cliente está e facilite a comunicação.

Como encontrar as melhores oportunidades de negócios?

Agora que você já sabe quais os erros mais comuns e que podem estar enfraquecendo seu time de vendas, que tal saber um pouco mais como encontrar as melhores oportunidades de negócios?

Há quem procure obras e construtoras em sites de buscas. Nesses lugares, geralmente você encontra informações desatualizadas sobre o estágio da obra e raramente você terá o contato do tomador de decisão, no máximo o da recepcionista.

Sendo este um dos mercados que mais fatura e que faz girar a economia, você não quer ficar de fora, certo?

A INTEC Brasil, empresa especializada na geração de negócios na construção, possui uma plataforma com mais de 13 mil obras cadastradas. São obras do Brasil inteiro que você pode conferir pelo seu smartphone, tablet ou computador.

Com essa ferramenta você encontra obras comerciais, residenciais e industriais, que ainda podem ser buscadas de forma específica como mercado, comércio, viárias, consumo, entre outras.

Essa facilidade se dá pela parceria que a INTEC possui com diversas construtoras de todo o país.

Encontrando as obras nos lugares certos e colocando em prática ações mais assertivas de prospecção, seu negócio tem grandes chances de alavancar.Solicite uma demonstração da Plataforma INTEC Brasil sem compromisso e faça seu time de vendas sair à frente dos concorrentes.

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