Construção civil e as novas tecnologias

Construção civil e as novas tecnologias

Sendo responsável por gerar empregos e renda, além de ser um dos setores com resultados e desempenhos mais promissores, a Construção Civil é considerada um dos pilares da economia brasileira. Mesmo em meio à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), ela conseguiu se manter ativa e auxiliar o país.

Antes da pandemia, a Construção Civil registrava altas e era um dos setores que mais contribuía com o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. O resultado positivo colocou à retração que assolou o setor entre 2014 e 2018. E, após a pandemia, a esperança de retomada econômica está diretamente ligada com este setor, o que reforça a sua importância.

O crescimento da Construção Civil vai além da sua atuação na economia brasileira. Novas tecnologias têm surgido para revolucionar o setor, com melhorias a todo o processo. Confira algumas delas!

BIM

BIM (Building Information Modeling, que significa Modelagem de Informações da Construção) permite a criação de modelos virtuais, muito precisos e detalhistas, da construção. É uma tecnologia aplicada ainda na fase de projeto das construções, permitindo sua revisão a quantidade de vezes necessária antes de colocá-lo em prática.

Ela consegue combater o retrabalho durante a execução, tornando o canteiro de obras mais produtivo e agilizando todo o processo de construção. Além disso, a tecnologia também é capaz de compartilhar informações depois os modelos virtuais são construídos, ideal para os gerentes da obra.

Drones

Na Construção Civil, os drones são aliados em diversos sentidos. Com eles, é possível supervisionar a obra, mesmo que à distância, dando mais celeridade à resolução de possíveis obstáculos ou imprevistos.

Além disso, é possível fazer análises e a supervisão de locais altos sem que um profissional necessite se dirigir a locais de difícil acesso. Isso reduz as chances de acidentes de trabalho, preservando pela segurança de todos e reduzindo custos.

Os drones também são capazes de captar imagens aéreas em todas as fases da obra, sem que os responsáveis pelas obras precisem de meios mais caros e equipamentos complexos, como uma aeronave de pequeno porte.

Construção modular

Também conhecida como Construção Industrializada, a Construção Modular já é utilizada em diversos países. Nos últimos anos, essa tecnologia tem sido aplicada cada vez mais no território nacional.

Neste caso, a construção é montada a partir de peças pré-fabricadas. É como se fosse um quebra-cabeças, em que as peças podem ser encaixadas umas nas outras formando os empreendimentos.

Essa obra era mais aplicada em grandes construções. Entretanto, graças ao avanço tecnológico, hoje é possível utilizar a construção modular em pequenos empreendimentos também, dando mais agilidade ao processo de construção.

Prospecção inteligente

Não podemos falar de novas tecnologias sem mencionar a plataforma da INTEC Brasil, que permite a conexão entre empresas e fornecedores do setor da Construção Civil. Com o auxílio de cruzamento de dados, auxiliamos no monitoramento das obras em andamento e na prospecção inteligente de contatos importantes para a sua empresa.

Para saber mais o serviço solicite uma demo sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *