Como manter um ciclo sustentável de vendas?

Como manter um ciclo sustentável de vendas?

Um ciclo de vendas sustentável é aquele que garante um processo eficiente a longo prazo. Para que isso seja possível, ele deve ser auto-suficiente e consistente, valorizando os profissionais envolvidos e utilizando a tecnologia a favor do negócio.

Mas qual é a grande diferença do ciclo de vendas sustentável? Quando pensamos em sustentabilidade, devemos considerar a integração entre profissionais e times. Ou seja, os vendedores não atuam mais sozinhos, mas sim em sinergia com as demais áreas da empresa.

Além disso, os vendedores devem trabalhar o pós-venda. O relacionamento entre empresa e cliente é a chave para que seja um processo de sucesso, até porque hoje se fala muito em experiência do cliente ao fazer uma compra ou fechar um negócio. Um cliente que se sente bem atendido e amparado proporciona bons frutos.

Um cliente fidelizado ou até mesmo fazer um upsell no contrato assinado anteriormente, é mais barato do que conquistar um cliente novo no mercado. Frente a isso, um ciclo de vendas sustentável só traz vantagens para os dois lados.

Como aplicar o ciclo de vendas sustentável?

Existem três pilares que, apesar de estarem presentes no ciclo de vendas comum, são essenciais para manter a sustentabilidade desse processo: vendedores, clientes e empresa. O foco é: todos estarem prontos para que a equipe possa ser desenvolvida e o time de vendas consiga planejar o futuro da empresa de maneira estratégica.

O primeiro passo é criar coesão, ter um trabalho de gestão de equipe, a partir de uma liderança mais cooperativa e que esteja focada em dar feedbacks e no desenvolvimento dos profissionais. Depois, é preciso organizar o funil de vendas e acompanhar os resultados junto com outras áreas estratégicas e de negócios, a fim de entender o que está ou não está dando certo no processo.

Para que tudo isso seja possível, também é necessário investimento em tecnologia. O time precisa de processos otimizados, que garante o aumento da produtividade e, também, a escalabilidade do negócio sem o aumento de custos.

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