Decreto presidencial obriga uso do BIM a partir de 2021

Decreto presidencial obriga uso do BIM a partir de 2021

A utilização do Building Information Modelling (BIM) passará a ser obrigatória nos projetos e construções realizados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, a partir de 2021, segundo Decreto Presidencial número 10.306, assinado em 2 de Abril deste ano.

A decisão faz parte da chamada Estratégia BIM BR, anunciada no Decreto número 9.983, de 22 de Agosto de 2019. De acordo com o documento, sua finalidade é “promover um ambiente adequado ao investimento em Building Information Modelling – BIM e a sua difusão no País”.

O que muda com a utilização do bim?

Quando falamos sobre Representação Digital em nossos conteúdos, reforçamos que é importante a Construção Civil evoluir e incorporar mais tecnologia em suas etapas. Uma revolução como esta é capaz de otimizar todo o processo da Construção.

A tecnologia, que cria modelos virtuais em 3D das obras, possibilita a economia de tempo, já que todos os detalhes serão discutidos primeiramente no modelo 3D para depois ser aplicado na obra, e, consequentemente, de dinheiro.

Qual o prazo para a implementação do bim nas obras?

Apesar da obrigatoriedade ser a partir de 2021, o prazo para a implementação em cada uma das etapas foi escalonado, para que haja um período de adaptação. A expectativa do Governo Federal é que o BIM esteja em todas as Obras Públicas em até 10 anos. Confira quando e como a tecnologia deverá ser aplicada:

  • – Janeiro de 2021: elaboração de modelos para a arquitetura e engenharia nas disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica, na detecção de interferências, na extração de quantitativos e na geração de documentação gráfica;
  • – Janeiro de 2024: contemplar algumas etapas que envolvem a obra, como o planejamento da execução, orçamentação e atualização dos modelos e de suas informações como construído (“as built”).
  • – Janeiro de 2028: todo o ciclo de vida da obra ao considerar atividades do pós-obra. Será aplicado, no mínimo, nas construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância.

A Plataforma INTEC Brasil permite que você realize a prospecção ativa e inteligente de clientes, possibilitando o aumento das vendas e o crescimento do seu negócio. Consulte de obras em todo o Brasil, obtenha contatos-chave da Construção Civil e faça com que seu produto ou serviço seja reconhecido. Solicite uma demo sem compromisso!

2 comentários sobre “Decreto presidencial obriga uso do BIM a partir de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *