Ecoeficiência é tendência na construção civil

Ecoeficiência é tendência na construção civil

Como já havíamos adiantado no conteúdo sobre Inovações para a Construção Civil, neste ano, a Construção Verde é uma tendência que está cada vez mais sendo procurada e, inclusive, um fator decisivo para compradores e investidores em imóveis. Isso se deve à mudança no comportamento e no estilo de vida dos consumidores, os quais têm se tornado mais sustentáveis.

Para atender a essas novas necessidades do público, uma maneira inteligente de investir na Construção Verde e na sustentabilidade é por meio da Ecoeficiência. Esse termo, que ainda é pouco explorado, significa que o empreendimento como um todo funciona com melhor eficiência energética, maior reaproveitamento de insumos, menor desperdício e aproveitando ao máximo a iluminação natural.

Como aplicar a ecoeficiência nas construções

Nas Construções Verdes, a Ecoeficiência está presente desde o planejamento. Para uma construção sustentável, é necessário avaliar o impacto da obra e da operação das edificações naquele terreno e área, reduzindo ao máximo quaisquer que sejam os possíveis danos causados no ambiente

Além disso, prega-se o uso de técnicas, equipamentos e materiais que sejam menos degradantes e com alta durabilidade. E, para isso, é imprescindível conhecer as necessidades dos moradores ou compradores, atendendo-as de maneira mais inteligente, o que significa se adequar ao ambiente local, promovendo e garantindo a saúde e o bem-estar geral.

Antes de iniciar as obras, é interessante fazer treinamentos com os operários, reforçando a importância e todos os aspectos que envolvem uma Construção Verde e Ecoeficiente. Além de garantir a utilização de produtos sustentáveis, bem como o reaproveitamento e o reuso de materiais que seriam comumente descartados. É importante ressaltar que essas ações não devem comprometer a qualidade e a segurança das construções, dos trabalhadores ou de seus compradores.

Também é importante investir em materiais não tóxicos e de baixo impacto ambiental, madeira certificada e técnicas que impedem a poluição do ar e a poluição sonora. Vale a pena estruturar a captação e utilização de água da chuva, bem como o reuso da água e o tratamento do esgoto.

A eficiência energética está relacionada diretamente ao consumo consciente e a sistemas que permitem a redução do consumo energético (e hidráulico) no canteiro de obras e no empreendimento como um todo. Dessa forma, é preciso pensar no uso de energias renováveis, a exemplo das energias solar e eólica. Isolantes térmicos naturais, como o chamado telhado jardim, também contribuem para a redução no consumo de energia.

Se sua empresa fornece materiais e soluções, como as mencionadas neste conteúdo, para a Construção Civil, não podemos deixar de mencionar a plataforma da INTEC Brasil, que realiza o cruzamento de dados para auxiliar no monitoramento das obras em andamento e na prospecção inteligente de clientes. Solicite uma demo sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *