Processos da Construção Civil: como a tecnologia pode ajudar?

Processos da Construção Civil: como a tecnologia pode ajudar?

O uso de novas tecnologias nos processos da Construção Civil tem sido cada vez mais necessário, para garantir a qualidade dos resultados, economia de recursos, segurança e outros benefícios em todas as etapas.

Para reforçar esta tendência, que já se tornou uma realidade, a utilização do termo Construção 4.0 ficou ainda mais em destaque dentro do setor. Neste conteúdo, vamos falar sobre este conceito e tecnologias que podem ajudar nos processos da Construção Civil.

Construção 4.0: o que é?

A 4ª Revolução Industrial, de onde originou-se o conceito de Indústria 4.0, foi uma evolução dos sistemas industriais, utilizando novas tecnologias em todos os processos, para possibilitar a integração entre as partes. A exemplo dessas inovações, podemos citar inteligência artificial, robótica, IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), entre outras.

Na Construção Civil não foi diferente. O conceito de Construção 4.0 surgiu no momento em que as empresas do setor começaram a se atualizar e investir em inovação.

Tecnologia da Construção Civil: como elas podem ajudar o setor

Nas fases iniciais, as plantas das construções vão além dos desenhos, utilizando a tecnologia 3D, o que permite um detalhamento muito maior das informações, o compartilhamento dos dados e a utilização da tecnologia BIM (Building Information Modeling), obrigatório a partir de 2021. Além disso, é possível realizar cálculos automáticos e simulações.

Para trabalhos que podem trazer riscos nos canteiros, é possível utilizar drones, robôs e ferramentas especiais. Nas obras, também é possível utilizar as impressoras 3D, para desenvolver alguns componentes importantes, e IoT, para fazer inspeções, registros e avaliações de riscos.

One thought on “Processos da Construção Civil: como a tecnologia pode ajudar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *