Saiba onde estão as melhores oportunidades de negócios

Saiba onde estão as melhores oportunidades de negócios

O Relatório de Obras da INTEC Brasil, referente ao primeiro semestre de 2020, traz informações relevantes para o Mercado da Construção Civil, com números sobre canteiros de obras e projetos por região e por segmento. Além disso, ele conta com um ranking das construtoras que mais se destacam no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, “a Construção Civil mostrou mais uma vez o seu valor e o motivo pelo qual ela é a principal engrenagem que movimenta a roda da economia”, relata o CEO da INTEC Brasil, Bruno Silva. Ainda segundo ele, a Construção Civil foi um dos primeiros grandes setores a se adaptar ao novo cenário e a “demonstrar entusiasmo pela retomada do crescimento”.

Vale lembrar que ainda há estados em que as obras não foram totalmente retomadas e que as obras estão passando por investigações. Entretanto, esses fatores não diminuem o fato do setor continuar contribuindo para a economia, mantendo e gerando novos empregos e impedindo que o P.I.B. (Produto Interno Bruto) brasileiro tivesse uma queda ainda maior em 2020.

Com a divulgação dos dados deste relatório, Gerentes Comerciais, Times de Marketing, Novos Negócios e outros responsáveis por investimentos e novas oportunidades possam traçar estratégias para expandir suas vendas em outras regiões ou para diferentes segmentos e tipos de obras.

Obras e projetos

Como uma novidade, em relação aos relatórios anteriores, a INTEC Brasil traz, nessa edição, uma lista de Construtoras com obras em andamento e projetos. São dados muito importantes, para que o Mercado entenda todo o movimento que está acontecendo e as empresas encontrem as melhores oportunidades para atuar nesses cenários.

Em todo o Brasil, há 6.196 obras em andamento, sendo que a maior parte delas está na região Sudeste, com 3.073, seguida pela região Sul, com 1.891, e pela região Nordeste, com 691. São consideradas Obras em Andamento, todas aquelas que já saíram do papel, mesmo estágios iniciais como Estudo do solo, terraplenagem e fundações, até etapas finais de acabamento e automação.

Os empreendimentos que ainda estão na fase do Projeto somam 4.964 em todo o Brasil. A região Sudeste continua à frente nos números, com 2.677, seguida pela região Sul, com 1.219, e pela região Nordeste, com 482. Ao contabilizarmos obras em andamento e projetos, no território nacional, chegamos a uma marca muito relevante de 11.160.

Segmentos

Ter acesso a esses dados é importante para que os departamentos estratégicos consigam entender e estudar os segmentos, para investir esforços e aumentar as vendas naqueles que estão em alta no Brasil e que mais têm sinergia com as empresas.

Do total de obras em andamento no Brasil, a maior parte é do segmento Residencial, com 4.222 (representando 68%). Este é um reflexo do antiga Minha Casa, Minha Vida, atual Casa Verde e Amarela, contribuindo para a redução do déficit habitacional. Em seguida, vem o segmento Comercial, com 1.312 obras, e o Industrial, com 662.

A esses números, podemos somar a quantidade de Projetos existentes em cada um dos segmentos. O Comercial tem o maior número de projetos, com 2.085, seguido do Residencial, com 1.837, e do Industrial, com 1.042.

Ao cruzarmos os dados das obras e projetos por segmento e por região, percebemos que, com exceção do Norte, onde os empreendimentos Comerciais aparecem em maior número, todas as outras regiões estão investindo no segmento Residencial. No Sul, 54,4% das obras e dos projetos contemplam o segmento Residencial; enquanto no Sudeste essa porcentagem é de 60,1%, no Centro-Oeste é de 35% e no Nordeste é de 46%.

O Relatório Semestral de Obras da INTEC Brasil considera as informações de obras e projetos catalogadas em sua base de dados. Para cada uma das Construtoras e dos Grupos Empreendedores, há contatos de compradores, arquitetos e engenheiros disponibilizados em nossa plataforma exclusiva para profissionais cadastrados. Para baixar o relatório completo, clique aqui !

2 comentários sobre “Saiba onde estão as melhores oportunidades de negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *