A captação de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, ainda mais se você trabalha com materiais de construção, sendo um setor amplo, mas muito concorrido.
Todo mundo sabe que vender não é uma das tarefas mais fáceis, sendo importante estar preparado para não cometer grandes erros. A boa notícia é que por uma estratégia bem elaborada você consegue fechar grandes negócios.
Vamos juntos identificar algumas formas simples pelas quais é possível conseguir novos clientes. A partir daí você terá muito mais facilidade em escolher um caminho para essa jornada de captação.
Conheça todas a seguir.
1. Entenda o que cada cliente precisa.
A verdade é que nem tudo se trata de ir atrás oferecer seu produto ou serviço. Entender o que cada cliente precisa é a nossa primeira lição para conseguir alavancar as vendas, principalmente se você trabalha com o setor da construção.
Entender a obra, quais são os materiais que serão usados, ouvir de fato o cliente é uma etapa que não pode ser pulada. Só assim, você conseguirá oferecer as melhores opções e a negociação se tornará mais assertiva.
2. Tenha agilidade nos feedbacks
Se você utiliza da tecnologia para entrar em contato com possíveis clientes como redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp ou outras ferramentas, seja rápido nas respostas.
Como já dissemos anteriormente, o mercado da construção é bastante concorrido e em tempos de pandemia, não é hora de perder clientes. Seja ágil nos feedbacks, pois imagine você interessado em insumos para sua obra e o fornecedor demora em responder quando, na verdade, você tem pressa. É ou não frustrante?
Em muitos casos há a insistência do comprador, mas ele pode muito bem tentar outro fornecedor já que não parece tão interessado. Por isso, cuidado com essa questão, trate bem seus leads!
3. Convença por meio do marketing de conteúdo.
Algumas empresas apostam em marketing de conteúdo para atrair mais clientes, por ser uma estratégia direcionada a atingir um público-alvo específico.
O cliente quando encontra um conteúdo de valor, que vai de acordo com sua necessidade, vai construindo uma confiança em você, na sua empresa. Mas para isso, é necessário escrever um conteúdo com clareza e foco.
Algumas das vantagens dessa estratégia:
- Melhores taxas de conversão em leads.
- Ajuda na construção da autoridade e credibilidade.
- Desenvolve um relacionamento progressivo com seu cliente.
- Ajuda o cliente na tomada de decisão de adquirir um produto ou serviço.
- Mais tráfego.
- Melhor ranqueamento nos motores de busca
4. Tenha um site fácil de navegar.
Essa é uma das questões que muitos empreendedores não consideram. Independente do seu tempo de atuação no mercado, é importante ter um site e que seja fácil de navegar.
Dentro dele, o cliente encontra informações importantes acerca da sua empresa, o que gerará credibilidade e estabelecer um bom relacionamento com ele, e também facilitará o caminho entre a troca de valores.
5. Utilize uma Plataforma de Obras.
Outra forma de conseguir novos clientes é usando como ferramenta de prospecção uma Plataforma de Obras. Isso porque através dela você consegue visualizar obras que precisam do seu serviço e que ainda não fecharam parceria com nenhum fornecedor.